PLANEJAMENTO DO PROJETO

quarta-feira, 21 de setembro de 2011 0 comentários
 CONDICIONANTES FÍSICAS

O terreno em estudo está localizado na Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães, esquina com a Rua Armando Lombardi, no bairro Saraiva, Uberlândia-MG.
Localização

O bairro Saraiva é uma área nobre da cidade, em ótima localização, próximo à Universidade Federal de Uberlândia, ao Center Shopping, à Prefeitura Municipal, ao clube Cajubá. É composto basicamente por residências, casas e edifícios, e oferece alguns serviços e equipamentos como restaurante, salão de beleza, padaria, videolocadora, academia, igreja, escola de inglês, escola primária, lojas de roupa, praças, entre outros. É um bairro de fácil acesso devido à proximidade de avenidas estruturais importantes na cidade, como a Rondon Pacheco, João Naves de Ávila, e de via coletora  como a Nicodemos Alves do Santos. Possui linha de ônibus (A115) e está próximo ao corredor de ônibus da Av. João Naves de Ávila. 
Tais informações são ilustradas abaixo:

 
Estudos dos acessos do bairro



 
Mapa de identificação das vias. Fonte: www.uberlandia.mg.gov.br



 
 Gabarito

Estudo de insolação e ventilação:
Percebe-se a posição do terreno em relação à insolação e os ventos predominantes , que em Uberlândia são Nordeste.

Fotos do terreno:

Vista da Rua Armando Lombardi


Vista panorâmica

O lote vago, com dimensões de 60mx35m e aproximadamente 2,5 m de declividade, possui uma árvore, e calçada de 2,0m na Av. Alexandre R. Guimarães e 2,5 m na Rua Armando Lombardi. 


Cotas topográficas

Corte transversal e planta do terreno


Maquete topográfica


Restrições Urbanísticas:
Está localizado ZR2 (Zona Residencial 2), mas pode se enquadrar na SE (Setor de Vias especiais), devido à Av. Alexandre Ribeiro Guimarães.  E seguindo a tabela abaixo, anexo VII da lei de zoneamento do uso e ocupação do solo, o coeficiente que para a ZR2 é  2,75 passa para a 3,0 na SE:

O afastamento frontal mínimo deverá ser de 3,0 m e o lateral e fundo mínimo 1,5 m.


CONDICIONANTES ECONÔMICAS/ SOCIAIS/ MATERIAIS

Devido à localização do terreno ser em uma área nobre da cidade, que possui terrenos de alto valor e boa estrutura, o projeto se destinará principalmente à classe média, podendo ali habitar pessoas que desejam morar sozinhas, famílias, estudantes ou DINCs, com renda de aproximadamente 5 a 10 salários mínimos.
O programa de necessidades inclui além da área comum de estar, playground, salão de festas e/ou quiosques, e uma piscina. É baseado no fato de que os moradores  de classe média têm condições para ter outras formas de lazer, como clubes da cidade, e não utilizariam tanto os equipamentos de uso coletivo dispostos. O lugar também possibilita a implantação de serviço ou comécio de pequeno porte, uma idéia a ser desenvolvida na próxima etapa.
As tipologias desejadas para esse projeto são pensadas para contemplar diferentes perfis de moradores. Para quem pretende morar sozinho ou em duas pessoas, haverá o Studio, um cômodo e banheiro,  que podem se transformar, com a utilização de Drywall, em dois cômodos e um banheiro.  E para famílias, com separação do íntimo do social, apartamentos de dois e três quartos.
Metragem aproximada:
Studio ou dois cômodos + banheiro: 50m2
Dois quartos: 70 m2
Três quartos: 90 m2
Levando em consideração a taxa de ocupação máxima do terreno de 60%, a área máxima de ocupação será de 1260 m2, e sendo o coeficiente de aproveitamento igual a 3,0 , a área total da construção não deve ultrapassar 6300m2.
(Am = At x CA) At = 2100m (60x35m)     CA = 3,0         Am = 1260m2

2100 x 3 = 6300 m2

Tabela de possibilidades:

Taxa de ocupação
Área de ocupação no terreno
Quantidade de andares
25%
525 m2
12
30%
630m2
10
40%
840m 2
7,5
50%
1050 m2
6
60%
1260m2
5
Ao fazer o estudo de possibilidades:


Chega-se a conclusão de que serão duas torres (aprox. 260m2 e 280 m2 por andar) com nove andares cada, um total de 4860m2 construídos.
Estimando que cada andar tenha 6 vagas para garagem (Studio  - 1 vaga, 2quartos - 1 e 2 vagas, 3quartos - 2 vagas) tem-se um total de 108 vagas para as duas torres. Se cada vaga ocupa aproximadamente 25m2 (5m x 2,5m + área de manobra), teremos 2700 m2 de estacionamento, que poderá ser alocado na área externa e no subterrâneo.

De acordo com o item II do Artigo 31, da lei de zoneamento e uso do solo de Uberlândia, o afastamento frontal para prédios acima de dois pavimentos deverá seguir a regra:
Afr = H/10 + 2,10
E o afastamento entre blocos:
Ab = H/5 + 1,20
Sendo H a medida em m desde o nível médio do meio fio até o piso do pavimento mais alto da edificação, exceto casa de máquinas, caixa d’água e área privativa coberta até 35%.
Considerando as torres com 9 andares cada, o afastamento frontal e entre blocos deverá ser de 4,20m e 5,40m , respectivamente.
Afr = 21/10 +2,10             Afr = 4,20
Ab = 21/5 + 1,20               Ab = 5,40


Sobre o sistema construtivo e materiais
Deseja-se a utilização de sistema construtivo pré-fabricado, uma vez que o custo benefício é maior comparado ao sistema construtivo tradicional, ainda que o custo imediato seja mais elevado.
Vantagens do sistema de pré-fabricação:  
• Possibilidade maior de focar o empreendimento;
• Melhoria na qualidade da gestão do projeto;
• Garantia de rapidez à obra;
• Redução e eliminação de diversos custos indiretos ou de difícil contabilização;
• Maior confiabilidade no cumprimento do cronograma;
• Obra sem desperdício, ociosidade e risco de desvios de compra;
• Menor estrutura administrativa, fiscalização, laboratório e controle;
• A obra fica menos suscetível a variações climáticas;
• Redução das horas do pessoal exposto ao risco;
• Garantia de qualidade;
• Obra limpa e menor dano possível ao meio ambiente;
• Rastreabilidade do processo;
• Rotatividade menor da mão-de-obra;
• Maior organização do canteiro de obras.

Estrutura
Steel Frame: perfis de aço galvanizado formam o esqueleto de paredes auto-portantes (que sustentam a construção sem a necessidade de pilares e vigas de maiores dimensões). As molduras são instaladas na vertical, como minipilares, e na horizontal, como montantes. Garantem fundações leves, maior vida útil e rapidez na montagem.

Steel Frame 
Vedação
Placas OSB (Oriented Strand Board): pedaços dhghe madeira dispostos em direções variadas, colados e prensados. Garantem construções leves, possuem conforto térmico e fácil instalação. Não permite muitos acabamentos estéticos, apenas uma pintura leve. O custo da placa com dimensões de 122cmx244cm é de aproximadamente R$ 21,00.



Placa de OSB

Ecoplaca: Placas impermeáveis fabricadas com matérias-primas nobres como alumínio, plástico e papel cartão. São obtidas a partir do reprocessamento de resíduos industriais selecionados, gerados no pré e pós-consumo. Possuem alto poder de isolamento térmico e acústico. São sustentáveis, funcionais e econômicas.


Ecoplaca
Placa cimentícia: Compostas por cimento Portland, fios sintéticos e fibras celulósicas, são totalmente recicláveis e oferecem alta resistência. Possuem conforto térmico e acústico e não se degradam na presença de umidade. O custo da placa com dimensões de 120cm x 220cm é de R$62,00 podendo variar conforme a espessura.

Placa cimentícia
Drywall: Combinação de estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica. Permite acabamentos variados. Para áreas úmidas deve-se utilizar um painel próprio com isolamento impermeável e aplicação de azulejo. Garante rapidez e limpeza na montagem, ganho de área útil, facilidade de reformas e precisão de acabamento. O custo do material e mão de obra é em média 55,00 por m2 das paredes, 40,00 por m2 dos revestimentos e  35,00 por m2 dos tetos. Possuem variadas chapas para usos específicos:
Standard (ST) - Chapa branca: para aplicação em áreas secas
Resistente à umidade (RU) : para aplicação em áreas sujeitas à umidade por tempo limitado de forma intermitente.
Resistente ao fogo (RF): para aplicação em áreas secas necessitando de um maior desempenho em relação ao fogo.

Drywall


Tendo como base os materiais citados acima, determina-se que a estrutura será de Steel Frame e vedações de placa cimentícia e Drywall.  A placa cimentícia destina-se à vedações externas, devido à sua maior resistência termo-acústico e à umidade. E o Drywall às internas, com alta resistência acústica e maior possibilidade de acabamento.Com o uso destes materiais, contemplam-se questões de flexibilidade, adaptabilidade e privacidade. No entanto, existem alguns complementos que devem ser feitos para obter  qualidade na obra, o Steel Frame, por exemplo, deve receber uma proteção com revestimento de concretro contra incêndio em áreas de escape, como nas escadas. E a placa cimentíca e o Drywall necessitam de combinações denomindas 'sanduiches' para se tornarem realmente eficazes, como ilustradas abaixo:
 Revestimento externo

Revestimento interno



CONDICIONANTES CONCEITUAIS

Referências Projetuais:


Tetris Apartments, Ofis Arhitekti (Ljubljana – Slovenia).
Fonte: http://habitacaocoletivaverticalizada.blogspot.com/

O Tetris Apartments é uma habitação de interesse social, na Eslovênia, que tem suas tipologias desenvolvidas através da área mínima e flexibilidade. Possui variedade arquitetônica com apartamentos para 1, 2 ou 3 pessoas, com Studio, 1 cômodo e 2 cômodos  e estrutura com planta flexível, sendo as paredes estruturais apenas as que separam os apartamentos do resto do edifício. Além do tratamento estético bem resolvido, há uma preocupação em rotacionar em 30° as varandas para se obter uma melhor localização no terreno em meio à orientação solar.

Edifício Simpatia, Ideaszarvos (São Paulo) 
Fonte: http://apiape.blogspot.com/

Destinado a pessoas com alto poder aquisitivo, o edifício Simpatia, utiliza de flexibilidade e boa arquitetura para obter apartamentos com várias tipologias, facilmente adaptáveis e  destinado a diferentes interesses.

Habitação Social, 23° Sul Arquitetura (Boituva-SP) 
Fonte: http://habitacaocoletivaverticalizada.blogspot.com/

Habitação de interesse social, utilizada a tripartição, agrega valores com o uso da topografia do terreno, e com estratégias de ventilação e iluminação, elementos vazados, iluminação zenital e ‘rasgos’  na fachada, e diversifica com as tipologias de 2 e 3 quartos.



Neumasus, Jean Nouvel (Nimes-França)
 Fonte: http://architecture.about.com/od/findphotos/ig/Jean-Nouvel/Nemausus-I.htm

Também habitação social, o Neumausus possui diversidade nas tipologias e inovação nas circulações e espaços comuns. Para não escapar do orçamento e obter apartamentos bons com a maior área possível, Jean Nouvel coloca as escadas e hall para o lado externo, de forma com que sejam as próprias varandas de cada unidade, intensificando assim o convívio comum. O tratamento estético é feito com materiais pré-fabricados e de fácil montagem, como escadas de alumínio e deck de metal.


Cite A Docks, Cattani Architects (Le Havre – França)
Fonte: http://padois.blogspot.com/2010/10/habitacao-estudantil-em-containers.html

O edifício para estudantes utiliza da estrutura de containers e propõe uma solução diferenciada para as necessidades dos mesmos.



A preocupação em obter um imóvel de um empreendimento que não tenha propaganda enganosa, que tenham boa distribuição das áreas, equipamentos de uso coletivo úteis, plantas flexíveis adaptáveis aos interesses de cada morador, sustentabilidade e preço justo nem sempre está na cabeça dos empreendedores , que buscam o máximo lucro, e nem disponível para aqueles que têm interesse nesses tipos de apartamentos. Por isso, busca-se um projeto que utiliza de estratégias construtivas, boa resolução dos espaços, tratamento estético, flexibilidade e adaptabilidade e que atenda aos interessados ou que seja facilmente adaptável, como visto nas referências projetuais e conceituais. 

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 EDIFÍCIOS | TNB